Apnéia Avançada

Ricardo Bahia, recordista pan-americano de apnéia estática e brasileiro de apnéia dinâmica, revela seus segredos no curso Apnéia Avançada.

Aprenda com quem faz

Para ampliar a capacidade respiratória e qualidade de vida de simples mortais ou turbinar as performances de atletas profissionais de diversas modalidades, o recordista pan-americano de apneia estática e brasileiro de imersão livre e de apneia dinâmica com e sem nadadeiras, Ricardo Bahia, que obteve os títulos, respectivamente, com incríveis 7 minutos e 44 segundos submerso, 55 metros de profundidade e 132 e 103 metros de distância, acaba de lançar o curso “Apneia Avançada”, cuja as turmas são uma vez por mês, sempre das 19:30 às 22:30 horas, na escola de natação Estilo, filial Barra da Tijuca, à Estrada da Barra da Tijuca, 426- Barrinha.

Apesar de ter superado os quase 1 bilhão de seres humanos que vivem nos 37 países das 3 Américas em matéria de fôlego, o carioca Ricardo Bahia, de apenas 23 anos, garante que qualquer pessoa com boa saúde pode atingir marcas incríveis debaixo d`água.

O Apnéia Avançada é o resultado da soma de todas as experiências que tive em mergulhos, competições, recordes, convívio com grandes atletas de várias nacionalidades, com o grande recordista carioca de apneia, Victor Lazera; o instructor trainer Paulo de Tharso, criador do Apneia no Surf; Patrick Musimu, recordista mundial de mergulho livre na modalidade No Limits, com a abissal profundidade de 209,9 metros, além de várias outras pessoas do mergulho e de fora dele. A intenção do programa, que tem 9 horas de duração divididas em 3 aulas de 3 horas, é provar que, respeitando a individualidade biológica de cada um, é possível, com as técnicas e teorias adequadas, assegurar tempos e performances em apneia tidos antes como impossíveis por cada um dos alunos.

Segundo Ricardo Bahia, que explica que o Apnéia Avançada contempla disciplinas teóricas como física e fisiologia aplicadas ao mergulho e anatomia, além de exercícios práticos em piscina, buscando levar o conhecimento das mais avançadas técnicas e treinamentos de mergulho livre com segurança. A essência do programa reside no despertar da consciência sobre as nossas verdadeiras capacidades, autoconfiança e superação de limites.
Assim como se fala do cérebro, os pulmões também são muito pouco aproveitados por nós. A inconsciência sobre o papel desses órgãos em nossas vidas produz rendimentos infinitamente menores do que aqueles que poderíamos obter. O ar que respiramos é o mais importante recurso natural que dispomos. A nossa intenção é ensinar as pessoas, atletas profissionais ou não, a utilizarem esse recurso com a maior eficiência possível. Além de rendimentos melhores em inúmeros esportes, inclusive os aquáticos e subaquáticos, o domínio das técnicas respiratórias e de relaxamento e concentração produz, independente de quaisquer fatores, mais qualidade de vida, saúde, alegria e longevidade.